terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sistema CTP – Computer to Plate

CTP (Computador para a chapa) é, sem dúvida, um grande avanço na área da indústria gráfica mundial. Trata-se de um sistema em que a gravação de chapas dispensa o uso do fotolito, transferindo o arquivo digital direto para a chapa.
Um sistema moderno e inovador: através do arquivo digital, as chapas de impressão fotosensíveis são gravadas diretamente a laser, depois revelados em uma processadora, que passa as chapas por químicos reveladores e fixadores e levagem com água, deixando, assim, as chapas prontas para a impressão.
Esse sistema, além de inovador, possibilita um aumento de 30% na produção da gráfica. Vejamos: não é utilizado o fotolito, causando assim maior agilidade na gravação de chapas; é minimizado o erro de  gravação de chapas; ocorre uma melhor qualidade na gravação, pois não existe perda de ponto; a imposição de páginas é feita com os arquivos digitais, dispensando assim a montagem manual. Outro fator importante: a gráfica ganha tempo com o ajuste de registros e acertos de máquinas.
Todos esses fatores contribuem para uma boa adequação do sistema CTP ao universo gráfico, e praticamente todas as gráficas de médio e grande porte estão adotando esse sistema, procurando, assim, obter menores custos e prazos na execução dos trabalhos.

Veja como funciona:

Nenhum comentário:

Postar um comentário