A. Alvo inicial (não opcional)
B. Marca de registro
C. Informações sobre a página
D. Marcas de corte
E. Barra de cores
F. Barra de tons
ARQUIVOS FECHADOS
Podem ser em PS (postscript) ou PDF em composite, mesmo quando utilizem somente 4 cores (CMYK) ou tenha cores especiais.
PÁGINAS DO ARQUIVO
Sempre com tamanho final que o material deve ter. Não faça uma página maior e coloque marcas de corte manualmente, pois os softwares QuarkXPress, CorelDraw, PageMaker, FreeHand, Illustrator e InDesign tem marcas de corte e registro que podem ser habilitadas no fechamento do material.
MARCAS DE CORTE E REGISTRO
Você deve colocar essas marcas, que servirão para visualização e verificação do tamanho de página.
Exemplo: Um trabalho 20 x 26 cm impresso em CMYK. Caso o arquivo tenha várias páginas (uma revista), ele deve ter as páginas criadas individualmente ou em FACING PAGES (páginas duplas). Nunca faça em páginas duplas com 40 x 26 cm (o dobro do tamanho final).
BROCHURA
Quando o trabalho for encadernado, seja canoa, costura ou outro, lembrar de gerar o arquivo brochurado para não haver retrabalho, causando grande perda de tempo e risco de erros. Confira se está com as sangrias, se não existiram invasões de mediatriz, se há marcas de corte e de registro.
Obs: No caso de ser revista ou idêntico e com quantidade de cadernos suficientes para gerar uma lombada, procurar gerar brochura da CAPA separadamente a do miolo, pois NA CAPA a marcação offset deverá ter um afastamento maior para que na hora do corte final o miolo não sofra perda de conteúdo.
LINKS
Verifique antes do fechamento se todos os links estão corretos e se não estão com o tamanho final muito ampliado no programa em que foram importados. O recomendável é que não se amplie mais que 20% do tamanho original, pois a imagem sofre uma perda de resolução resultando perda na qualidade final.
SANGRIAS, OVERPRINT E MARGENS DE SEGURANÇA• Procure deixar uma margem INTERNA de segurança para DENTRO no caso de elementos que não devem sangrar na página.
• Coloque 5mm de SANGRIA (para fora da página), em todas os vetores e imagens que queira sangrar, garantindo uma segurança para o acabamento do material.
• Não faça um quadro com contorno no tamanho da página para delimitá-la.
• Sempre que for colocar um fundo em preto, procure colocar um calço de 25% de cyan, mas fique atento para que este elemento não esteja ligado a um outro com áreas também em preto e sem a necessidade deste calço para não ficar em desconformidade.
• Sempre colocar os vetores na camada de cima de todo o trabalho, evitando assim pequenas serrilhas em vetores.
• Verifique se os textos em preto estão em overprint (sobrepostos) quando devem cair sobre fundos coloridos. Lembre que com overprint ativado a cor que estiver por baixo não ficará vazada.
• Só gerar PDF do mesmo software que está sendo finalizado o trabalho quando tiver seguro que o software não contém bugs (falhas no funcionamento). Caso contrário podem acontecer erros na geração do arquivo.
• Você pode também, gerar um PDF do seu arquivo PS usando o Acrobat Distiller e um JobOptions de alta resolução e com 2400dpi.
Para visualizar use o Acrobat Reader e verifique possíveis problemas antes de nos enviar o arquivo.
Obs: Faça testes gerando PDF de apenas algumas páginas caso o arquivo seja extenso. Assim você poderá perceber irregularidades de forma mais imediata.
• Para gerar arquivos em PDF, entre em contato com a gráfica para enviar o JobOptions, para que você o instale em seu Acrobat Distiller.
• Não utilize outro JobOptions ou modifique o que será fornecido pela Gráfica, pois podem ocorrer problemas na saída do material para filme ou CTP.
Dicas de www.venturegrafica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário