1. O que é Produção Gráfica?
É a atividade ou setor de uma agência de publicidade responsável por:
- viabilizar, acompanhar e fiscalizar a confecção de matrizes, acabamento e impressão de peças gráficas
- se relacionar com os fornecedores de serviços pertinentes à produção de peças gráficas. A saber: serviços de composição, editoração, fotolitos, clichês, gráficas, laboratórios fotográficos, fotógrafos, ilustradores….
Em uma agência, o setor de produção gráfica se relaciona constantemente com os setores de criação artística e o de mídia para o desenvolvimento das peças gráficas.
2. Quem é o produtor gráfico?
É o profissional responsável pela coordenação e execução de peças gráficas e publicações
Local de trabalho:
Agências de publicidade, editoras e empresas jornalísticas.
Algumas de suas atividades…
- Dirige e acompanha todas as etapas de produção da obra gráfica.
- Zela pelo preço e pela qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores.
- Busca a melhor rentabilidade nos serviços gráficos tanto para agência como para o cliente.
- Marcação de originais (past-ups**)
- Colabora com o diretor de arte na escolha de tipos e na avaliação da viabilidade e recursos técnicos necessários para a confecção de peças gráficas
- É encarregado por coordenar o serviço de compras referentes à produção de peças gráficas
OBS: em pequenas agências os escritórios de design função do produtor gráfico e muitas vezes desenvolvida pelo próprio diretor de arte ou designer. ai pior q é verdade :angry: por isso eu amo quando a agencia só quer a arte e o produtor q se vire em fechar o arquivo (:])
3. Atributos importantes para um produtor gráfico:
- Autonomia – deve ser capaz de gerenciar e compreender todas as etapas da viabilização de um impresso.
- Capacidade de diálogo – com os seus fornecedores, com a criação, com a mídia. É conversando que “a gente se entende” e que “a gente aprende”.
- Capacidade técnica – conhecer profundamente todas as etapas de produção de um impresso
- Conhecimento do mercado – o produtor deve conhecer o parque gráfico de sua cidade bem como outros fornecedores de serviços essenciais como: escritórios de fotolito, fotógrafos, ilustradores, equipamentos e serviços de assistência de informática… Ele deve manter uma agenda com esses contatos atualizados e deve dispensar uma atenção especial na manutenção de uma relação amistosa e produtiva com os seus fornecedores mais freqüentes.
- Credibilidade – o amplo conhecimento do produtor gráfico deve ser capaz de avalizar a suas ações em todos os momentos
- Disponibilidade para aprender – as artes gráficas estão evoluindo muito rapidamente com a inserção de procedimentos digitais. O produtor gráfico deve estar sempre bem informado, pesquisando constantemente sobre as novidades do mercado.
- Independência na tomada de decisões – as decisões precisam ser rápidas, precisas e eficientes, técnica e economicamente.
- Meticulosidade e atenção – os detalhes fazem toda a diferença na execução de impressos de qualidade
- Organização e disciplina – qualidades essenciais a qualquer bom profissional (não são ?)
4. Como é o processo da produção de uma peça gráfica?
Criação – A equipe de criação da agência desenvolve a peça gráfica criando um lay-out que é apresentado ao cliente. Nessa etapa o produtor gráfico colabora com a escolha de tipos e indica os melhores procedimentos técnicos que devem ser observados pela criação para que a peça gráfica possa ser impressa adequadamente.
Finalização – Após a aprovação do lay-out pelo cliente, e da revisão do material, o produtor gráfico faz a finalização do arquivo (arte-final digital) de acordo com as especificações do serviço como: cores, dobras, dimensões, cortes…. Nessa etapa ele confere e adapta as cores, fontes, retículas e resoluções do trabalho, para que a peça gráfica projetada no lay-out possa ser reproduzida com fidedignidade . É feito o fechamento do arquivo de acordo com o tipo de impressão e de matriz a ser confeccionada (que pode ser feito tanto na agência como no escritório de fotolito quando as imagens são lá digitalizadas).
Fonte: www.mxstudio.com.br
É a atividade ou setor de uma agência de publicidade responsável por:
- viabilizar, acompanhar e fiscalizar a confecção de matrizes, acabamento e impressão de peças gráficas
- se relacionar com os fornecedores de serviços pertinentes à produção de peças gráficas. A saber: serviços de composição, editoração, fotolitos, clichês, gráficas, laboratórios fotográficos, fotógrafos, ilustradores….
Em uma agência, o setor de produção gráfica se relaciona constantemente com os setores de criação artística e o de mídia para o desenvolvimento das peças gráficas.
2. Quem é o produtor gráfico?
É o profissional responsável pela coordenação e execução de peças gráficas e publicações
Local de trabalho:
Agências de publicidade, editoras e empresas jornalísticas.
Algumas de suas atividades…
- Dirige e acompanha todas as etapas de produção da obra gráfica.
- Zela pelo preço e pela qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores.
- Busca a melhor rentabilidade nos serviços gráficos tanto para agência como para o cliente.
- Marcação de originais (past-ups**)
- Colabora com o diretor de arte na escolha de tipos e na avaliação da viabilidade e recursos técnicos necessários para a confecção de peças gráficas
- É encarregado por coordenar o serviço de compras referentes à produção de peças gráficas
OBS: em pequenas agências os escritórios de design função do produtor gráfico e muitas vezes desenvolvida pelo próprio diretor de arte ou designer. ai pior q é verdade :angry: por isso eu amo quando a agencia só quer a arte e o produtor q se vire em fechar o arquivo (:])
3. Atributos importantes para um produtor gráfico:
- Autonomia – deve ser capaz de gerenciar e compreender todas as etapas da viabilização de um impresso.
- Capacidade de diálogo – com os seus fornecedores, com a criação, com a mídia. É conversando que “a gente se entende” e que “a gente aprende”.
- Capacidade técnica – conhecer profundamente todas as etapas de produção de um impresso
- Conhecimento do mercado – o produtor deve conhecer o parque gráfico de sua cidade bem como outros fornecedores de serviços essenciais como: escritórios de fotolito, fotógrafos, ilustradores, equipamentos e serviços de assistência de informática… Ele deve manter uma agenda com esses contatos atualizados e deve dispensar uma atenção especial na manutenção de uma relação amistosa e produtiva com os seus fornecedores mais freqüentes.
- Credibilidade – o amplo conhecimento do produtor gráfico deve ser capaz de avalizar a suas ações em todos os momentos
- Disponibilidade para aprender – as artes gráficas estão evoluindo muito rapidamente com a inserção de procedimentos digitais. O produtor gráfico deve estar sempre bem informado, pesquisando constantemente sobre as novidades do mercado.
- Independência na tomada de decisões – as decisões precisam ser rápidas, precisas e eficientes, técnica e economicamente.
- Meticulosidade e atenção – os detalhes fazem toda a diferença na execução de impressos de qualidade
- Organização e disciplina – qualidades essenciais a qualquer bom profissional (não são ?)
4. Como é o processo da produção de uma peça gráfica?
Criação – A equipe de criação da agência desenvolve a peça gráfica criando um lay-out que é apresentado ao cliente. Nessa etapa o produtor gráfico colabora com a escolha de tipos e indica os melhores procedimentos técnicos que devem ser observados pela criação para que a peça gráfica possa ser impressa adequadamente.
Finalização – Após a aprovação do lay-out pelo cliente, e da revisão do material, o produtor gráfico faz a finalização do arquivo (arte-final digital) de acordo com as especificações do serviço como: cores, dobras, dimensões, cortes…. Nessa etapa ele confere e adapta as cores, fontes, retículas e resoluções do trabalho, para que a peça gráfica projetada no lay-out possa ser reproduzida com fidedignidade . É feito o fechamento do arquivo de acordo com o tipo de impressão e de matriz a ser confeccionada (que pode ser feito tanto na agência como no escritório de fotolito quando as imagens são lá digitalizadas).
Fonte: www.mxstudio.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário