Espaço de cores: Modelo bi, tridimensional ou quadridimensional usado para representar numericamente os atributos de uma cor.
- GCR: (gray component replacement): É a substituição parcial dos componentes grises compostos em tricromia por preto. O GCR, se bem utilizado, permite uma neutralidade nos cinzas sem alterar a qualidade das cores e economia de tintas no processo de impressão.
- Prova Contratual: Prova que melhor simule a impressão, cuja fidelidade de cor, em relação ao resultado final esperado, é considerada aceitável tanto pelo cliente quanto pelo fornecedor para fins comerciais. Alguns itens devem ser verifi cados para caracterizar uma prova de cor como prova contratual, são eles: repetibilidade, reprodutibilidade e durabilidade.
- Prova de Imposição: Prova para verificação de posicionamento de páginas em função do planejamento do produto gráfico.
- Prova de layout: Prova utilizada como referência de conteúdo do arquivo, podendo ser em cores ou preto e branco. Não requer controle de fidelidade de cor.
- Prova remota: É uma prova produzida via rede dedicada ou Internet, com saída física, no local de destino. Pode ser contratual, dependendo de acordo prévio entre as partes envolvidas.
- Prova virtual: É uma prova exibida em monitores, pode ser contratual, dependendo de acordo prévio entre as partes envolvidas.
- Rendering Intent (modos de Renderização): É o modo de mapeamento de criação de imagens tridimensionais em um sistema de computação.
- Rip: (Raster Image Processor): É um componente do software, para transformar arquivos ou documentos em arquivos compatíveis com o dispositivo de destino.
- Target ou carta de cores: Conjunto de alvos com valores pré-definidos de combinações de cores, utilizado para construir, por meio de medições, uma tabela de caracterização de um determinado dispositivo que serve de base para a construção de seu perfi l de cor específico.
- Test Form: É constituído por um conjunto de matizes e elementos padrões distribuídos pela área útil de impressão. Sua correta utilização permite a avaliação precisa do desempenho do equipamento. É recomendado incluir o target para geração de perfis.
- UCR: (under color removal): É a redução das cores ciano, magenta e amarelo, nas áreas máximas compostas por quadricromia. O UCR, se bem utilizado, permite um melhor controle das variáveis de impressão, gerando melhor reprodução das áreas de máxima e economia de tintas no processo de impressão.
- Somatórias: (Total ink): Total Ink especifica a quantidade total de tintas das quatro cores sobrepostas. A informação permite saber se não haverá excesso de tinta nas áreas mais escuras de grafismo.
Fonte: www.revistatecnologiagrafica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário