quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ganho de ponto

Ganho de ponto é a variavél mais importante a ser controlada no processo de impressão, e refere-se ao aumento do tamanho do ponto de retícula quando se comparam os filmes da separação de cores do fotolito e a reprodução impressa na gráfica. Isto é, a dilatação do ponto causada por exposição incorreta, pela pressão entre chapa, blanqueta e cilindro de contrapressão na impressora, ou pela expansão da tinta ao penetrar no papel.
Segundo padrões internacionais o ganho de ponto pode variar de 5% a 35%, dependendo da qualidade da tinta aplicada e do tipo de papel. O ganho de ponto causa o escurecimento dos tons médios que são normalmente os pontos de 50%.
A princípio, quanto maior a lineatura, melhor será a qualidade obtida na reprodução da imagem, porque ela parecerá mais nítida e bem definida. No entanto, lineaturas muito altas são difíceis de serem impressas porque têm maior ganho de ponto, alterando consideravelmente as tonalidades reproduzidas na impressão.
O tipo de papel também tem grande influência na qualidade de impressão dos pontos de retícula. Quanto mais áspero for o papel de impressão, maior será o ganho de ponto e mais difícil o controle de qualidade. Assim, é muito importante adequar a lineatura de retícula ao papel e também ao sistema de impressão. Como referência, recomendamos alguns valores para serem utilizados em impressão offset em dois sistemas: sistema métrico, usado tradicionalmente em gráficas e fotolitos, e sistema não métrico, normalmente adotado nos softwares de editoração eletrônica.
Atualmente, com equipamentos mais avançados e precisos (densitômetros eletrônicos e espectômetro, por exemplo) é possível prever a porcentagem de ganho de ponto na pré-impressão fazendo a compensação nos filmes.
Se é previsto um ganho de ponto de 20% então o tamanho dos pontos, nos filmes, pode ser reduzido em 20% para compensar o que acontecerá durante a impressão. O ganho de ponto é medido nas áreas de tons médios, porque os maiores valores ocorrem nessa região. Como é praticamente impossível eliminar esse fenômeno do ganho de ponto, a pré-impressão pode compensar assim esse problema. Existem alguns cuidados que podem ajudar a controlar a porcentagem de ganho, mantendo-a em níveis mínimos. A manutenção adequada e periódica dos monitores, imagesetters e impressoras, além de uma perfeita calibração, são alguns desses cuidados e fazem parte das medidas adotadas pela Margraf para garantir a qualidade de seus impressos.
Mesmo assim, um jogo de filmes de separação reticulados, impressos em diversas impressoras e sobre variados tipos de papéis, podem produzir diferentes porcentagens de ganho de ponto, que variam de um valor aceitável até valores inadimissíveis. Portanto, o segredo para uma boa reprodução de cores é reduzir o tamanho dos pontos dos tons médios conforme as condições de impressão.
Glossário da Matéria
DPI (dots per inch ou pontos por polegada) e DPC (dots per centimeter ou pontos por centímetro) - São resoluções de entrada, capacidades que um scanner tem de capturar uma imagem gerada em computador.
LPI (lines per inch ou linhas por polegada) e LPC (lines per centimeter ou linhas por centímetro) - São unidades usadas para gerar meios-tons. Indicam o tamanho de retícula obtido na saída de filmes (imagesetters).
Densitômetro - Equipamento que permite mensurar a densidade de retícula no filme de separação de cores no fotolito. Quanto maior o valor de densidade de uma área da imagem, mais escura ela é.
Espectômetro - Equipamento que permite medir densidades de cor, seja ele impresso, filme, ou reticula de computador.
Conta-fio - Lente de aumento para visualização dos pontos no impresso no filme de separação de cores e controle de registro.
Escala Europa - variações tonais das cores utilizadas em offset: cian, magenta, amarela e preto. Muito importante para se determinar as cores desejadas na seleção de cores.
LPC (linhas por centímetros):
20 LPC
30 LPC
54 LPC
60 LPC
70 LPC
80 LPC
LPI (linhas por polegadas):
53 LPI
80 LPI
133 LPI
150 LPI
175 LPI
200 LPI
Suporte indicado:
impressão laser 300 dpi
papel jornal
papel offset
papel offset/papel couchê
papel couchê 

Nenhum comentário:

Postar um comentário